"Janeiras" aquecem coração das gentes de Alvorninha

Nas Caldas da Rainha a modernidade e as tradições cruzam-se de forma natural, contribuindo para a preservação do nosso património cultural, através do envolvimento das comunidades e das diferentes gerações que as compõem.

O “Cantar das Janeiras” é, sem dúvida, uma das manifestações populares que denota esse cuidado com a promoção dos usos e costumes. E é isso mesmo que têm feito os elementos do Rancho Folclórico e Etnográfico "Os Azeitoneiros" de Alvorninha.

Durante este mês de Janeiro, às Sextas e Sábados, percorrem as várias aldeias que compõem a freguesia de Alvorninha cantando de porta em porta e desejando à população um próspero Ano Novo.

Os cânticos levam os residentes a abrirem as portas, oferecendo frutos, bolos e outras iguarias ou algo quente para ajudar a aquecer as noites frias. Na última casa da aldeia é oferecida uma ceia que se prolonga noite fora.

Há sete anos que o grupo canta as “janeiras” pela freguesia, mantendo viva uma tradição que voltaram a reactivar e que tem sido muito bem recebida pelos moradores por onde passam.

O Grupo não poupa agradecimentos à forma como a população de Alvorninha tem contribuído para a manutenção desta tradição, recebendo o grupo com alegria e abrindo-lhes as portas de casa.
É esta interacção entre as pessoas o verdadeiro espírito das “janeiras” e o valor que interessa preservar.

 

Foto de Município das Caldas da Rainha.

Foto de Município das Caldas da Rainha.